Tendências de Artesanato: Quais serão as de 2022?
- Mescla Marketing e Branding
- 27 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Artesanatos autênticos e que remetem à histórias e memórias afetivas estarão cada vez mais presentes.
Vem descobrir comigo como será a decoração do ano que vem, neste post!
1. Composições de Parede

Feitas com materiais como quadros, pratos e cestarias de estilos diversificados que vão desde o industrial até o natural. Mas, como arte é algo muito pessoal, não há nenhum problema em mesclar essas peças com outros elementos de valor emocional, mesmo que possuam estéticas diferentes entre si. Encontrar a harmonia entre eles também tem muito a ver com a disposição ideal. Para isso, uma dica: assim que definir todos os itens que irão para a parede, disponha eles no chão para ter uma prévia do resultado final e vá experimentando diferentes configurações. Explore os formatos e crie uma parede única que transmita toda a sua personalidade e traga beleza para a sua casa.
2. Paleta de Cores Neutras e Acolhedoras

Tons pastéis, cream e marrom alinhados aos materiais de toque macio e alta qualidade. O motivo dessas cores serem tão atemporais está na capacidade de nos reaproximar às nossas origens e contato com a terra. Além de muita energia, elas possibilitam conforto fisica e visualmente. E tudo isso combina demais com a atmosfera que desejamos criar em nossa casa, certo? E uma dica para aquelas que não gostam muito de estampas, mas desejam um ambiente mais interessante e complexo: aposte nas texturas! Elas trazem menos peso visual que padronagens, sem deixar de lado a vivacidade do ambiente.
3. Decoração autêntica e orgânica

Materiais naturais como madeira, revestimentos de palha e cores terracota trazem a natureza para dentro de casa, valorizando peças artesanais e singulares. Além da estética, podemos associar a tendência de priorizar o artesanato como movimento contrário ao consumismo.
Atualmente, é imprescindível valorizar a utilidade e necessidade de determinado item, assim como ficar atento às questões éticas de produção, desde a mão de obra utilizada quanto a matéria-prima. Ao escolher uma peça artesanal, quebramos o ciclo de consumo descartável e apoiamos a diversidade da arte local, impulsionando pequenos artesãos.
4. Equilíbrio, minimalismo e simplicidade

Cores sóbrias e formas retas que trazem elegância e aconchego à decoração. Além disso, o que define, principalmente, o minimalismo é desapegar e excluir excessos que podem existir na sua casa, assim como em hábitos. Esse estilo de vida é marcado pelo alinhamento entre estética e funcionalidade: tudo que existe no cômodo possui seu próprio lugar e função. Dessa forma, o ambiente ficará muito mais confortável e espaçoso, marcado por qualidade frente à quantidade. Como cores principais, estão o branco, cinza e preto, mesclados à formas geométricas simples, móveis retos e multifuncionais e decorações sóbrias.
É isso! Para finalizar, qual mensagem podemos tirar dessas tendências que só crescem? É momento de nos voltar pra dentro e ser mais intimista, o humano e natural sempre deve prevalecer.
Comments