Como empreender no artesanato? + 3 cursos de empreendedorismo.
- Mescla Marketing e Branding
- 27 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Para você que quer viver de arte: saiba 4 dicas que podem te ajudar a começar!

Não existe outro caminho: por trás de todo sucesso existe muito planejamento. E é por ele que você deve iniciar. Vamos às dicas:
1. Qual será seu produto?
Defina o seu produto levando em consideração às necessidades e desejos da sua persona. Indico começar com um segmento específico e depois ampliar sua linha de produtos. Uma dica para definir esses pontos é ficar atenta às pesquisas de mercado, de consumidor e também de tendências.
Dentre as principais empresas de pesquisa, gosto demais do Sebrae (muito conhecida por nós empreendedoras) e também a WGSN. Fundada em 1998 no oeste de Londres, a WGSN é responsável por prever tendências e utilizada como fonte de pesquisa e insights por diversas empresas. Acesse o site oficial e materiais publicados clicando aqui (WGSN) e aqui (Sebrae).
2. Não deixe de lado a precificação
Precifique corretamente desde o início. Sim! Essa parte burocrática não pode ser deixada de lado. Se você não sabe nada sobre isso, não se preocupe, tenho um e-book detalhado de precificação para artesanato e logo falarei e você poderá realizar o download dele aqui no site, em breve. Quem está animado para o passo a passo?
3. Apostar no digital é estar em um mercado ilimitado
Invista no digital para começar a vender e ganhar visibilidade. Lembre-se de ter um perfil isolado para o seu trabalho, definir sua paleta de cores, ter um link de contato claro e divulgar seus trabalhos com frequência e qualidade visual.
A melhor parte é que existem diversos cursos gratuitos sobre presença digital!
4. Nunca pare de aprender
Sempre continue aprendendo! Faça testes, cursos e peça feedback de seus primeiros clientes para descobrir oportunidades e realizar melhorias nas suas artes. Dica: você pode começar a aprender agora mesmo com os cursos que separei abaixo!
Bônus: 3 Cursos de Empreendedorismo Online e Gratuitos
Eu indico começar através desses 3 cursos que te ensinam os princípios básicos de como iniciar o próprio negócio! Eles são 100% gratuitos e foram criados pelas principais instituições brasileiras que apoiam o empreendedorismo brasileiro.
Empreender, pelo SENAI
Aprenda sobre Plano de Negócios, identificação de oportunidades e planejamento. A duração é de 14h e você pode acessá-lo clicando aqui.
Finanças básicas para empreendedores, pela Endeavor
Compreenda os princípios de fluxo de caixa, a identificar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo e como planejar estratégias de crescimento. A carga horária é de 4h e você pode acessá-lo clicando aqui.
Alinhamento entre vendas e marketing, pela FGV
Conheça os conceitos de marketing e vendas, tipos de compradores e abordagens de venda. O curso possui 5h de duração e você pode acessá-lo clicando aqui.
Comments